quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Filoteus e Filisteus

Meu caro amigo e Bom Senhor de Betânia

Faço minha prece por teus filoteus. Não sejam eles filisteus, ou seja, quem foi chamado, por pura gratuidade a ser amigo, não seja do teu povo o inimigo.

Para ti, Filoteu eu pergunto: que significa ser inimigo do povo de Deus? Nada mais, nada menos que um agente de separação. Filisteu é aquele que separa as pessoas de Deus e Deus das pessoas. Afastar as pessoas de Deus. Quem foi chamado a ser luz, escurece; quem foi chamado a dar gosto, é insosso; quem foi chamado a guiar, desvia; quem foi chamado a dar a vida, mata; quem foi chamado a amar, odeia, despreza e engana; quem foi chamado a servir, explora e se serve; quem foi chamado a ser imagem de Deus que salva, torna-se imagem do espírito do mal que perde;

Um filoteu não pode ser um filisteu!

Um filoteu é um amigo do Amigo e por causa do Amigo ama construindo pontes, para ampliar fronteiras da amizade.

Um filisteu, por viver na sua ilha de egoísmo, se perde em sua asfixiante centralização. Por não amar na ótica transfiguradora da gratuidade, poupa-se e das pessoas, busca o que lhe serve ou o que lhe agrada. E depois..., as descarta!

Caro filoteu, lembra-te que a lei da gratuidade é uma lei exigente: desinstala, desaloja, mobiliza, e por isso fortalece.

Que o Senhor esteja contigo valente guerreiro, corajoso combatente. Se pegares as armas pobres e humildes que o Amigo Divino coloca em tuas mãos e se fores para a luta confiando Naquele que nos faz mais que vencedores, eu te asseguro a vitória sobre o filisteu arrogante que em ti habita.

Tu não deves esquecer das palavras do apóstolo: "Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8, 28). Encarrega-te, ocupa-te (sem preocupar-te) em amar o Amigo de Betânia. Amarás com aquilo que és, que podes e que tens e tudo, absolutamente tudo, ser-te-á de proveito e lucro.

Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, teu papel e tua razão de ser e de existir, caro filoteu, é amar e repeitar o Amigo. Tua vida será uma Betânia construída pelas desfigurações e transfigurações, conforme as disposições e permissões Daquele que ama. teu papel é acolher e responder. Estará em tu dedo anular da mão esquerda o anel da aliança da alma esposa Daquele que foi crucificado por amor e perenemente nos alegrou com sua feliz ressurreição! Toma consciência de tua felicidade, tu que és amigo de Deus na casa da amizade!

Abraço e bênção do teu, Pe. Marcos.

Um comentário:

Elena disse...

Meu irmão Pe.Marcos, chic e responsável representante dos amigos de Jesus da turma dos shalomitas de Quixadá, na Assembléia Geral, você não sabe onde estive no dia 23 de agosto? Já adivinhou? Pois foi lá mesmo: em Betânia! Cidade muito suja e bagunçada, pobre e meio abandonada pelas autoridades palestinas por estar muito próxima de Belém que é territótio palestino. No entanto, ao se entrar no túmulo de Lázaro - que 'pertence' aos muçulmanos - ou na igreja construída sobre aquilo que acredita-se ter sido a casa de Martha, Maria e Lázaro - sob a custódia dos Franciscanos - que emoção senti! Lembrei-me e rezei de coração por você e por todos aqueles que querem ser filoteus, amigos de Jesus, que visitam o blog e são da Católica. Bateu uma imensa saudade e também a gratidão pelos laços de amizade e fraternidade que me une a você. Bom trabalho na Assembléia e até a volta! Quando receber notícias suas, mandarei fotos de Betânia para você anexar neste blog.
Sua amiga e irmã filotéia, shalomita, narniana,
Elena