sexta-feira, 17 de outubro de 2008

conscientes - consequentes - coerentes

DAR TUDO O QUE TEM

DAR TUDO O QUE SE É, DAR-SE SEMPRE

SEM JAMAIS ACABAR DE DAR-SE

- É A LIÇÃO PROFUNDA DE ALEGRIA E DE PAZ

QUE AOS AMIGOS DA TERRA, DÃO E DARÃO

PARA TODO O SEMPRE, OS TRÊS AMIGOS

INCOMPARÁVEIS QUE SE CONSUMAM NA UNI-

DADE. Dom Helder Câmara.





Caro Filoteu,





Nesta vida e em vista da vida futura, é preciso ser:





Solidamente consciente





Claramente conseqüente





Radicalmente coerente





E assim, liberto dos vitimismos, das initerruptas justificações, dos subterfúgios, das divagações esvaziantes, dos espiritualismos desencarnados e fideístas ou dos racionalismos materializantes, enfim, é preciso engajar-se em uma ruptura corajosa com tudo quanto te desumaniza ou te afasta da novidade revolucionária do Evangelho.





Seja a vontade do Senhor o teu pão, tua água, tua estrada e tua luz. Sem ela te perderás no caminho ou teu caminho será um mero atalho, tua vida, uma sobrevida fadada a ser morte, tua verdade condenada a ser uma mentira, uma falácia sagaz e enganadora, ferina em seus ardis.





Caro Filoteu, vida doada, longe de ser uma abstração vaga, constitui uma vivência cheia de vigor, em ritmo de retroalimentação, uma atitude efetiva e afetiva. Ante os fatos e apelos da realidade que envolve coisas, pessoas, organizações e estruturas, é mister contemplar Aquele que nos olha e seu mistério de amor. Ele é o Deus comunidade na unidade. Irradiá-lo nada mais é do que transbordá-lo de modo contínuo, como o copo debaixo de uma torneira aberta: nada mais é do que uma realidade cuja ocupação é deixar transbordar o que recebe! Eis nossa missão!





Ser consciente é viver na solidez desta verdade, na força infinita da substância de quem se revela e deixá-lo guiar, plasmar, formar, conduzir e conduzir quem somos e o que fazemos. É dar passos, fazer opções, dar rumos na clareza das opções, na nitidez da visão, no rumo da fé, no prumo da caridade, na âncora da esperança. É aderir, na sua totalidade, a sabedoria que brota do alto do pensamento do Pai e que se encarna, no vigor vivificante do Espírito, na baixeza da cruz, na pequenez e pobreza do presépio, na sublimidade inefável do sacramento do altar.





Ser consequente é medir todas as coisas na perspectiva da eternidade, do definitivo, lançando com destemor a profecia em forma de denúncia a tudo quanto camufla, desbota ou nega, sufoca ou impede a concretização initerrupta deste desejo de Céu e de Deus presente no homem e na mulher. Uma denúncia da ditadura do relativismo com todos os seus tentáculos paralisadores. Ter clareza é enxergar as coisas assim como são, em suas devidas proporções, em sua consistência, longe das ilusões fantasiosas, tendo o querer de Deus como metro!





Ser coerente é caminhar na busca incansável de ser quem somos chamados a ser. Significa não desistir nunca de uma radicalidade sadia, necessária, criativa, feita de totalidade, a qual, divergindo do sectarismo ou do radicalismo, tenciona ser um viver intensamente a partir das próprias raízes fincadas nas profundidades deste chão que é o alicerce de Deus....





Rezo por ti, Filoteu, para que isso aconteça em ti.





Te abençoo em nome d'Ele, nosso Amigo e Irmão, Senhor e Deus.





Pe. Marcos.

Nenhum comentário: