sábado, 18 de outubro de 2008

A Palavra se fez gente e permaneceu conosco!

"Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a tua infância conheces as sagradas letras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra" 2Tm 3, 14-17.


As ações de Deus e de Jesus Cristo chegaram a nós através da tradição. Não se trata diretamente dos fatos, mas do testemunho dos fatos e o testemunho dos fatos são os relatos. Uma palavra os transmitiu e interpretou. Assim, a Bíblia é o relato e a interpretação para nós da aventura de Deus com os homens na história e através da história. Nós nos revelamos através dos nossos gestos (bem mais que através de nossas palavras). Assim, as ações de Deus na história revelam a sua misericórdia e a sua fidelidade. A palavra é a intérprete dos fatos e a profecia é a interpretação do ponto de vista de Deus dos grandes gestos. A profecia é história interpretada, ou seja, narrando a história ela descobre e manifesta o sentido de Deus nos eventos de Israel, relaciona a história do passado como o que se deve ou deveria ser no presente, com o que acontecerá no futuro. A história da salvação espera ser reinterpretada, representada e vivida por todas as gerações de pessoas de fé, em cada época de sua história. É muito forte, por exemplo, na cultura hebraica e na religião dos judeus o fazer memória. Eles voltavam-se para os fatos do passado através de narrações e com isso eles atualizavam, tornavam presente hoje a ação de Deus que é uma ação salvífica. Os eventos salvíficos não são fatos que morreram com o passado, mas quando são recordados, estes fatos de salvação retornam com toda a força renovando a esperança, a fé e o amor de um povo chamado a acreditar na presença e na fidelidade de um Deus que constrói com seus eleitos uma aliança que é para sempre. Esse fazer memória é um tomar consciência da Presença que salva, é acolher a revelação. Ora, o Dabar Iahweh (a Palavra de Deus) é bem mais que uma palavra pensada, é um evento. A Dabar (palavra) promete um futuro, lança a pessoa no seu porvir, dando um sentido, um destino, a razão da existência. O ponto mais alto desta revelação aconteceu com Jesus Cristo, a Palavra de Deus que se fez carne a armou a sua tenda entre os homens (cf. Jo 1,1-14).

Assim, aderir à Palavra significa aderir a uma Pessoa, Jesus Cristo. A Palavra bíblico-cristã quer obediência, mais do que reflexão. A reflexão está em função da obediência, do ouvir para cumprir. Assim, Jesus Cristo é mediador e plenitude de toda a revelação, uma vez que ele é ao mesmo tempo, mensageiro e conteúdo da mensagem, o revelador e o revelado. A face de Deus é revelada na Palavra pela qual Deus se faz ver e conhecer. Uma vez que a revelação acontece na história, isso quer dizer que o tempo da revelação é um tempo de progresso. A progressividade da revelação divina indica a pedagogia de um Deus que deseja caminhar conosco e se determina em dosar a sua revelação à capacidade de compreensão do homem e à sua sensibilidade humana. Assim, as grandes verdades sobre Deus, sobre o homem, sobre a salvação-redenção, sobre a aliança entre Deus e seu povo, sobre a Igreja-povo de Deus se aprofundam e se purificam no decurso da revelação histórica. A vida humana é um processo gradativo, gradual e por isso é dinâmica.

A revelação vai exigindo a fé como resposta amorosa ao Deus que se revela. Por isso, ter fé significa crer e crer não se reduz a admitir uma ou mais doutrinas, aderir a uma ou mais verdades de fé sob a autoridade do Deus que se revela ou apenas saber que Deus existe ou mesmo viver uma vida descomprometida com a fé professada. Crer é, sobretudo, pronunciar e viver um sim que engaja todo o homem, no conhecimento e no amor, em alegre e real obediência a Deus. Ao Deus que se revela é devida a obediência da fé (cf. Rm 16,26). Trata-se de uma rejeição a tudo o que não corresponde ao compromisso com esta fé. A Igreja, comunidade dos batizados, reunidos pela unidade da Trindade, é feita por aqueles que ouvem a Palavra de Deus para pô-la em prática. Ao colocá-la em prática estes cristãos podem compreendê-la melhor. Deste modo, acolher a mensagem significa experimentá-la. Deus fala também por meio da existência de cada um, através dos grandes eventos da história contemporânea, desde que os cristãos saibam ler a vida e a história com os critérios que a história da salvação nos oferece, à luz da Palavra de Deus presente na Escritura. Deus entra na vida das pessoas, dando uma configuração, um sentido. Tendo por base a experiência histórica (pessoal, do mundo, da Igreja), o indivíduo que tem fé pode, iluminado pela Bíblia dar um sentido aos acontecimentos da própria vida. Assim, a vida de quem crê vai se tornando revelação para si e para os outros

Nenhum comentário: